Jejum

Jejum

Jejum intermitente quem já ouviu falar? Procurou no “Dr.” google? Escutou da amiga que esse é o segredo do biquíni Branco verão 2018? Heimmm? Bem, agora falando sério, jejum intermitente é uma proposta nutricional que baseia-se em manter níveis reduzidos de glicose/insulina por meio do jejum. Existem protocolos de 2:5 (2 dias na semana com restrição calórica de 500-600 Kcal e 5 dias com alimentação saudável/normal); 16:8 (16 horas de jejum e 8 horas alimentado); Eat stop Eat (2 dias na semana com 24h de jejum).

No período de jejum é permitido o consumo de água, chás e café sem açúcar; e em alguns casos inclui-se fonte de gordura de boa qualidade. Segundo estudos, o jejum pode beneficiar a perda de gordura, modular hormônios, melhorar níveis de concentração, reduzir resposta inflamatória,… O que é importante destacar que ele é uma das alternativas nutricionais, dentre várias existentes. Serve para todo mundo? Lógico que NÃO, como comer a cada 3 horas não é para todos. No período alimentado posso comer qualquer tipo de alimento? Claro que NÃO.

Seu corpo não merece qualquer coisa, muito menos qualquer alimento, portanto a alimentação fora jejum deve fornecer nutrientes de ótima qualidade. É importante destacar que todo o planejamento alimentar requer cuidados, orientação, e NUNCA deve ser um fator de stress. Sempre falo para os meus pacientes: nutrição é uma escadinha, um degrau por vez… Não adianta querer iniciar o protocolo estando em total desequilíbrio com a alimentação. Converse com um nutri de sua confiança, não arrisque, seu corpo agradece!

1Comment
  • A WordPress Commenter
    Postado em 20:42h, 08 junho

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